Verão Chuvoso

Os costumes abaixo da Linha do Equador são bem diferentes. Os costumes de quem vive acima também. Mas isso é apenas uma questão geográfica. Afinal, os costumes de quem vive próximo a Linha do Equador, tanto em cima quanto embaixo, são diferentes.
Eu vivo acima e bem próximo a Linha do Equador. Já consegui a façanha de estar em dois lugares ao mesmo tempo. E acostumei com a definição de Amazônia Caribenha.
O clássico - e desconhecido ou esquecido pelo resto do mundo - exemplo são nossos invernos e verões. As únicas estações definidas por aqui. Invernos secos e verões chuvosos. Aprendemos isso na escola e na prática. Com o tempo se acostuma. Chuvas longas também não existem por aqui. São rápidas e muito fortes. Derrubam árvores, arrancam telhados e se o clima estiver muito bagunçado, causa até inundações.
Na teoria, você é meu verão chuvoso. Sei que gosta de se denominar inverno, mas o inverno que conheço é diferente do seu.
Sempre vivemos na teoria. E de certo modo ela foi bonita, gerou lágrimas, risos e alguns arranhões. Certa vez, até um quase atropelamento. Na teoria, você sendo o meu verão chuvoso, inspirou muitos textos como este, inspirou muitos sonhos, suspiros... Ah, aqueles tempos. Mas até nas teorias algo dá errado. Eu, claro, estava errada. E essa talvez seja a milésima vez que falo isso.
E então vieram os trovões. E os raios sempre caiam no mesmo lugar.
Nunca tive deuses pra clamar misericórdia, pedir proteção. Então recorria aos amigos. Diversas opiniões. E o verão chegava. O céu nublado, ventos fortes. Tudo envolvendo-me.

Tu envolvendo-me.

A cumplicidade excessiva destroçando a teoria. O verão chuvoso destruindo meu telhado. Misturando a chuva com tuas lágrimas, com as minhas. No final era tudo água.
Ainda há uma certa relutância, uma certa dor em partir para o sul. Pra bem longe do Equador. Desse verão que me aquece, que me molha, que me inunda de amor. Há uma certa dor...

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

2 Responses to Verão Chuvoso

  1. Juliana says:

    ISSO foi intenso. E eu gostei particularmente da seguinte citação "Na teoria, você é meu verão chuvoso. Sei que gosta de se denominar inverno, mas o inverno que conheço é diferente do seu".

  2. Darlan says:

    E eu não conheço teoria que se repita na prática. Acredito que a pré-existência da teoria gera uma prática aperfeiçoada, talvez uma tempestade que não estraga, somente embala e poetiza o fim da tarde. E é válido lembrar que o tempo, clima e estação a gente não controla, às vezes nem prevê, a gente lida.

    Um beijo!